Vencendo Em Tamanhos Menores

Embora nem todos nós fomos abençoados com uma altura "ideal” para facilmente render os adversários, o Jiu-Jitsu tem a resposta para o que chamamos de enigma "Davi e Golias". Vamos encarar... Se você está lutando contra alguém que tem a vantagem de tamanho, qual será o seu plano de jogo? Quais serão as técnicas que você deve usar para ganhar? Outros contarão com seu tamanho para dominar os adversários. Temos também que entender que adversários mais largos e maiores sempre terão a vantagem quando se trata de botar pra baixo e tomar a posição certa. É assim que as coisas são. Mas o Jiu-Jitsu sempre tem a resposta.

É quando o tamanho vai importar.

Aqui estão algumas dicas de como aproveitar ao máximo o pouco que você tem. Aproveite!


Encontre uma técnica que funcione para você

Para aproveitar seu tamanho, você deve usá-lo bem. Encontre uma técnica que possa transformar um tamanho desvantajoso em seu benefício. Eu sou um asiático que tem 1,75m e pesando cerca de 90 quilos. Eu amo o meu peso, e minha altura é de alguma forma acima da média para a maioria dos asiáticos. Mas nos tatames, temo adversários menores. Eles têm a estranha habilidade de se contorcer para escapar da pegada. Tudo por causa da prática. E tudo porque eles sabiam como tirar vantagem de uma desvantagem.

Entenda o Jogo Por Cima

Sim. Fique por cima. Tanto quanto possível, entenda o que torna a posição por cima vantajosa para você. Aqui está um exemplo: coloque o seu peso nas articulações menores e nas partes mais fracas do corpo. Como a barriga e os lados do tronco. Colocar a quantidade certa de pressão no local é a sua vantagem. Uma vez que uma estrutura menor é mais fácil de se mover.


Cabeça e ombros

Uma das coisas que eu também notei sobre lutadores(as) menores é que eles têm um controle de cem quilos muito forte. Muito melhor do que o meu, na verdade. Eles usam seus ombros e cabeças mais para fixar oponentes maiores no chão. É como lutar com um pit bull. Combatê-los é muito mais difícil, já que só a diferença de tamanho já é uma vantagem e uma desvantagem.

Altura e Postura

Há muita controvérsia sobre as vantagens da altura. Qual a vantagem que um lutador(a) menor tem contra um lutador(a) maior nos tatames? É a base. Enfrentando um cara nos tatames que pode ficar mais relaxado em comparação a um cara maior que tem que antecipar a tentativa de queda.


Mexa-se Sem Parar

Mover-se constantemente é a melhor defesa contra um oponente maior. Evite ser amassado usando os joelhos (se precisar puxar para a guarda). Empurrar seus oponentes e ir para a raspagem é uma das melhores táticas. Eu lutei com oponentes menores que são ótimos em me empurrar e não me deixar amassá-los. Eu perdi para adversários menores também.

Sua estrutura pequena não é uma desvantagem. Todos fomos criados iguais, com vantagens e desvantagens. Use-as bem e lute bem.

Jiu-Jitsu é para todos... Mesmo para os pequenos!