Você sem dúvida foi inundado com publicidade online sobre como usar um novo super alimento para derreter quilos extras ou alguma série de instrução de Jiu-Jitsu que promete revelar técnicas secretas que transformam você em um monstro no tatame em minutos e muitas outras maneiras de obter resultados rapidamente. Esta solução rápida e sem dor atrai a todos nós. É da natureza humana querer conseguir algo que queremos pelo menor tempo, dinheiro e esforço.

No entanto, quando pensamos nas realizações em nossas vidas das quais mais nos orgulhamos, essas coisas provavelmente não aconteceram da noite para o dia. E realizações significativas - seja uma nova faixa roxa no Jiu-Jitsu, uma certificação da escola ou superação e desistência de um mau hábito como fumar ou beber álcool - não vieram sem muito esforço. Parece funcionar assim, não é? Todas as coisas boas da vida são difíceis de alcançar. Essa é uma das principais razões pelas quais valorizamos tanto essas realizações.
 
Motivação é certamente um fator. A pessoa que um dia decide "basta, é suficiente!", e promete mudar algum aspecto de sua vida, encontra uma motivação poderosa para mudar o curso e ir em direção a uma nova direção.

O ponto em que muitas grandes motivações falham, no entanto, é a falta de acompanhamento, a falta de disciplina diária para tomar os passos concretos para fazer seu objetivo acontecer. Requer autodisciplina para se afastar da mesa de jantar ou dizer não às batatas fritas e sim aos legumes no jantar quando você está tentando reduzir sua massa corporal. É preciso autodisciplina para beber água em vez de uma Coca-Cola ao assistir a um filme à noite quando você quer reduzir o açúcar em sua dieta. É preciso autodisciplina para aparecer para treinar em dias que sua energia é baixa mas há um torneio chegando que você quer apresentar seu melhor.

Nossa disciplina é constantemente testada por inúmeras distrações. Por tentações que são fáceis e agradáveis no momento, mas nos levam mais longe de nossos objetivos mais importantes.
 
Como os alunos da Gracie Barra Jiu-Jitsu podem evitar armadilhas do fracasso da autodisciplina e se manterem no caminho certo para trabalhar em direção aos seus objetivos?
 
Conectando-se com seus objetivos. Lembro-me de uma citação que dizia simplesmente "Motivação é simplesmente lembrar o que você realmente quer.".
Manter contato com seus objetivos e o PORQUÊ você decidiu ir treinar é super importante para se manter disciplinado.
Por que não pega sorvete na loja a caminho do trabalho? "Eu mereço!", diz sua voz interior.
"Bem, se você quiser competir nos 70kg no próximo mês, é melhor manter seu plano!" Mantenha-se conectado com suas metas de longo prazo e importantes para permanecer disciplinado no curto prazo.
 
Por essa razão, muitos competidores dizem que não há maior motivação para se ater às disciplinas do que o conhecimento de que eles serão colocados à prova na competição.
 
Entender que paciência é a chave.
Muitas dessas dietas da moda, esquemas para ficar rico rápido e "defina sua barriga em 30 dias", apelam para o nosso desejo de conseguir o que queremos AGORA! Nossa capacidade de manter essa disciplina durante o período mais longo que eles levam para obter resultados é melhorada se reconhecermos e aceitarmos que qualquer coisa que valha a pena leva mais tempo. Esperar sucesso imediato pode ser um caminho para a decepção e abandonar nossos esforços antes de conseguirmos o que realmente queremos.
 
Mestre Carlos Gracie Jr. disse:
"Disciplina e consistência. Devo a esses dois fatores, tudo que alcancei em minha vida.
As coisas nunca aconteceram da noite para o dia. Os resultados apareceram como consequência de décadas de trabalho. É necessário persistir."
 
Pequenas coisas importam.
O choque de mudar de comer qualquer coisa que queremos para um regime espartano de zero açúcar, sem junk food ou jejum tem sido o fim prematuro de muitos grandes planos. É muito difícil para nós mudar drasticamente nossos hábitos arraigados e não esperar falhar.
 
Um palestrante ofereceu o conselho para começar grandes mudanças de vida com algo pequeno e superficial - inconsequente.
"Comece fazendo sua cama todas as manhãs."
 
Por que isso ajudaria?
 
Podemos construir autodisciplina através de pequenas decisões repetidas com frequência. Mude alguns de seus comportamentos em pequenas maneiras relativamente indolores para começar algum impulso. Essas pequenas vitórias incentivam disciplinas maiores e contribuem positivamente para nossa autoestima.
 
Como você se mantém disciplinado quando se trata de trabalhar em direção aos seus objetivos de Jiu-Jitsu?