Image caption

Falar sobre frequência e intensidade de treinamento com um novo aluno de Jiu-Jitsu, o assunto se volta para o desafio de treinar duro, mas ao mesmo tempo permanecer livre de lesões e ficar nos tatames e não faltar às aulas.

É comum que alunos comprometidos com o Jiu-Jitsu comparem várias lesões e dores sentadas nos tatames durante a aula. Uma certa quantidade de desgaste, hematomas e contusões parecem acompanhar o treinamento duro em um esporte de combate.

Como garantir que possamos continuar treinando no Jiu-Jitsu a longo prazo? Longevidade no Jiu-Jitsu.

Muitos alunos de Jiu-Jitsu naturalmente adaptam seu estilo de vida fora da escola Gracie Barra para um modo de vida mais saudável - o que contribui para sua capacidade de se manter saudável e continuar treinando por meses e anos.

"Que conselho você tem para permanecer no Jiu-Jitsu por muito tempo?"

Alunos que amam o Jiu-Jitsu e pretendem continuar treinando para chegarem à Faixa Preta e além, precisam de sugestões específicas sobre como poderiam evitar a desistência.

Aqui estão 4 dicas que contribuem para sua longevidade no Jiu-Jitsu.

1) Divirta-se. Podemos nos concentrar tanto em nossos objetivos de treinamento (e nos obstáculos e frustrações associados ao trabalho duro) que podemos começar a ver as sessões de treinamento como um dever cruel. Essa visão pode levar ao esgotamento mental. Nestes momentos, devemos nos lembrar de nos divertirmos no treinamento! Concentre-se em aprender algumas novas posições, trabalhe com seus parceiros de treinamento favoritos, mantenha contato com as razões pelas quais você começou a treinar em primeiro lugar.

2) Cuidado com as inversões. Conheço vários estudantes de Jiu-Jitsu que tiveram que suspender seus treinos devido a dores no pescoço e nas costas - e essa dor se deve em grande parte a jogar muito da posição invertida quando está por baixo. 
Mestre Carlos Gracie Jr. ainda fala sobre isso especificamente no que diz respeito à prática de Jiu-Jitsu ao longo dos anos:

"Eu não entendo essa obsessão com todos essas guardas acrobáticas. Elas são eficientes, claro. Mas eles são fugazes. Seu corpo tem dificuldade em entendê-las por muito tempo. Digo isso pela minha própria experiência. A região lombar, por exemplo, por mais forte que seja, nunca será blindada contra a passagem do tempo. O Jiu-Jitsu é para toda a sua vida, e por essa linha de raciocínio você pode ter certeza de que as técnicas básicas como a guarda fechada ou essa guarda aberta que eu gosto de fazer, nunca nos abandonarão. Aos 70 anos ainda seremos capazes de executá-las com muita mobilidade. Isso não pode ser dito da guarda tornado ou do berimbolo.”

3) Coma de forma saudável. Os atletas de Jiu-Jitsu com mais de 30 anos vão concordar. Depois de uma certa idade, nosso metabolismo diminui. Não podemos mais comer nada que queremos impunemente. Dores e lesões não cicatrizam tão rapidamente. Temos mais dificuldade em recarregar nossas baterias entre as classes. É quando precisamos examinar nossa nutrição e prestar atenção à qualidade da nossa ingestão nutricional semanal. Após um sono de qualidade adequada, comer uma dieta limpa é o maior fator na sua capacidade de se recuperar de lesões leves e as exigências físicas que o treino de Jiu-Jitsu pede de nossos corpos. Comer bem é uma pedra angular do estilo de vida do Jiu-Jitsu. Isso não é exatamente um noticiário, mas quantas pessoas estão comendo vegetais frescos suficientes? Pergunte a si mesmo: Minha dieta inclui uma quantidade suficiente de vegetais frescos para apoiar meus esforços de treinamento?

4) Permitir que as lesões curem totalmente. Esse é um erro que prevalece entre os alunos altamente motivados do Jiu-Jitsu: que está incorrendo em uma lesão de treino e voltando muito cedo para treinamento de alta intensidade. O corpo não teve tempo suficiente para curar a lesão e a lesão continua a ser malinger para o que parece ser para sempre. E pior ainda, pode se machucar ainda pior tornando-o ainda mais sério. Você vai para a aula ainda ferido e, superado pelo seu entusiasmo para voltar lá, diga para si mesmo "Bem, eu só vou rolar um pouco..." AI! Você acabou de agravar a lesão ainda sensível e retrocedeu ainda mais. Requer uma tremenda quantidade de autodisciplina para ficar longe da atividade completa até que sua lesão esteja adequadamente curada. Não se preocupe... todas as suas habilidades não evaporam durante uma breve (mas necessária!) pausa do treinamento. Uma lesão crônica vai atrapalhar seu treinamento de Jiu-Jitsu.

Lembre-se, você está no Jiu-Jitsu a longa jornada. Pratique esses hábitos e você garantirá seu envolvimento no Jiu-Jitsu nos anos seguintes.