“Os hábitos têm uma tremenda força gravitacional”, escreveu o Dr. Covey, autor do livro “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes” (7 Habits of Highly Effective People).
 
Interromper um hábito ruim é muito difícil. Essa “força gravitacional” dos maus hábitos é a grande razão para a maioria das nossas “promessas de fim de ano” não durarem até fevereiro. É preciso muito esforço para desenvolvermos novos e bons hábitos, especialmente porque eles também exigem que você se afaste dos ruins.
 
Mas a boa notícia é que essa “gravidade” funciona nos dois sentidos. Quanto menos você executar um hábito, menos o atrai para você, e quanto mais colocá-lo em prática, maior será essa atração natural.
 
Como Charles Duhigg escreveu em seu best-seller “O poder dos hábitos” (The Power of Habits), “...a mudança pode não ser rápida e nem sempre é fácil. Mas, com tempo e esforço, quase todo hábito pode ser reformulado.”
 
Agora, vamos voltar à brilhante analogia do Dr. Stephen Covey sobre a gravidade. “A força da gravidade de alguns dos nossos hábitos pode nos impedir de irmos aonde desejamos... É uma força poderosa, e se a utilizamos com sabedoria, podemos criar a coesão e ordem necessárias para trabalharmos com muito mais eficiência em nossas vidas.”
 
A discussão sobre os “sete hábitos dos grandes líderes da GB” tem menos a ver com a substituição de hábitos ruins por bons e mais com a substituição de hábitos que já são bons por outros de excelência. Este é um ponto crucial, pois aborda nossa tendência natural de se contentar com menos do que nosso potencial pode entregar.
 
Do bom ao excelente
A Gracie Barra pode ter se transformado em uma gigantesca comunidade global, mas a força da nossa equipe vem de cada indivíduo (assim como o poder de cada um vem da equipe).
 
Conforme Jim Collins escreveu em seu livro “De bom a excelente” (Good to Great: Why Some Companies Make the Leap While Others Don't): “O bom é inimigo do ótimo. Essa é uma das principais razões pelas quais tão pouca gente realmente alcança a excelência. Se não temos escolas excelentes é, em boa parte, porque temos escolas boas. Se não temos um governo excelente é, principalmente, porque temos um bom governo. Poucas pessoas alcançaram vidas realmente excelentes, em grande parte, porque se contentam com vidas boas.”
 
Hábito 1: Ter sempre uma missão
 
Os grandes líderes da GB têm sempre uma missão a cumprir e estão focados(as) nelas. Eles mantêm um propósito interno claro que os impulsiona rumo à excelência, mas também têm objetivos muito bem definidos sobre o que estão tentando conquistar. A maior ambição desses líderes não é pessoal e seus objetivos não são egoístas. Os grandes líderes da GB têm um desejo intenso de trazerem outras pessoas para suas jornadas e também fortalecê-las nesse processo, perseguindo uma meta da qual todos possam se beneficiar.
 
Hábito 2: Energizar-se
 
Os grandes líderes da GB estão sempre cheios de energia. Eles(as) compreendem que a energia mental e física que possuem vêm do alinhamento de objetivos e propósitos, mas também se fortalecem com boas escolhas sobre o que comem ou bebem, com o quanto dormem ou se exercitam. Os grandes líderes da GB gerenciam cuidadosamente essas variáveis para criarem altos níveis de energia física e mental em prol de suas missões.
 
Hábito 3: Cumprir com seus compromissos, independentemente das adversidades
 
Grandes líderes da GB estão sempre presentes em seus compromissos. Eles(as) nunca deixam que qualquer circunstância seja uma desculpa para não fazerem seu trabalho. A consistência é um mantra para esses(as) líderes, que seguem absolutamente focados no que precisa ser feito para cumprirem com sua missão. Eles evitam distrações e não têm problema em dizer “não” a questões que, embora até pareçam urgentes, não são cruciais à nossa missão.
 
Hábito 4: Nunca deixar de aprender
 
Os grandes líderes da GB estão sempre aprendendo. Eles demonstram grande apreço e respeito pelas opiniões dos outros, pois realmente acreditam que as pessoas podem saber e ensinar algo de que ainda não sabem. Além disso, os(as) líderes da GB buscam constantemente por conhecimento e têm confiança para aprenderem todo o necessário para cumprirem com sua missão.
 
Hábito 5: Ganhar ou aprender, sempre
 
Os grandes líderes da GB aprendem com seus erros. Uma das maiores filosofias de suas vidas é que “na vida, ou ganhamos ou aprendemos”. Diante de uma falha, eles não se lamentam sem parar. Ao invés disso, procuram pela oportunidade de aprender com aquela lição. Uma adversidade passageira não é o suficiente para derrotar um(a) grande líder da GB. Eles enfrentam suas lutas e dificuldades com entusiasmo, determinação e responsabilidade.
 
Hábito 6: Desenvolver sinergias
 
Os grandes líderes da GB alinham seus interesses individuais aos coletivos. Eles trabalham para que suas rotinas e metas tragam sempre benefícios mútuos e desenvolvam relacionamentos onde todos ganham. Os líderes da GB trabalham no encontro das ambições individuais com a missão da equipe, fazendo um grande esforço para recompensarem as pessoas por suas contribuições ao time e assegurando, ao mesmo tempo, que a busca dos interesses individuais não confronte os objetivos da equipe.
 
Hábito 7: Capacitar as pessoas
 
Grandes líderes da GB capacitam e preparem as pessoas. Eles dedicam seu tempo a ensinar, orientar e instruir quem está ao seu redor. Nossos(as) líderes sabem confiar e inspiram confiança. Grandes líderes da GB são atenciosos ao dar seu “feedback” e definem expectativas claras. Eles e elas são generosos e operam com uma mentalidade fértil e produtiva. Sabem, como poucos, promover um importante senso de pertencimento em cada um(a) que é parte da nossa missão.
 
Os sete hábitos dos grandes líderes da GB servem como um excelente modelo para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos que desempenham papéis de liderança na Gracie Barra. Alunos e alunas mais experientes, instrutores(as)-assistentes, professores(as), donos(as) de escolas e demais profissionais de nossas equipes podem usar esses hábitos não apenas para sua autoavaliação, mas incorporando-os para suas vidas e próximas decisões.