Os Hábitos dos Grandes Líderes: Como o Jiu-Jitsu Pode Inspirar Você a Ser Um Dos Melhores

“Seja tão entusiasmado com o sucesso dos outros
como você é com o seu próprio.”

Grande Mestre Carlos Gracie


O que significa ser um líder? Quais as qualidades necessárias para alcançar essa posição?
E, talvez, a pergunta mais desafiadora: quais virtudes fazem de alguém um grande líder e fonte de inspiração para todos ao seu redor?


Quando perguntamos sobre as qualidades que um líder deve ter, as respostas geralmente incluem boas habilidades de comunicação e capacidade de delegar e de influenciar. Indo um pouco além, para influenciar quem está ao seu redor, o(a) líder também deve demonstrar respeito e integridade. E, naturalmente, um bom líder deve ter inteligência e capacidade de aprender e se adaptar rapidamente às mudanças do ambiente.


Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais. Ao imaginar os melhores líderes, você também pode defini-los como pessoas que demonstram empatia pelos outros, coragem para tomar decisões difíceis e senso crítico sobre quando é necessário melhorar. Listando todas essas qualidades, já imaginamos uma pessoa digna de admiração; alguém a quem somos leais e queremos seguir. 


Mas, depois de tudo isso, ainda há um “ingrediente secreto”: algo que faça com que o(a) líder seja uma verdadeira fonte de inspiração para as pessoas. Que o faça ser alguém humilde e que não se cansa de trabalhar pelo sucesso dos outros. Esse ingrediente é a gratidão. Um líder que traz as qualidades listadas e é realmente grato por essa oportunidade é um ser de notável grandeza. E esse sucesso está prestes a acontecer para muitos de nós.


Acreditamos que, com a prática do Jiu-Jitsu, todos nos inspiramos a sermos pessoas e líderes melhores. Muitas das virtudes mencionadas já são naturalmente exigidas dos nossos alunos e alunas. Afinal, como evoluir na arte suave se não tivermos coragem e capacidade de aprender e se adaptar rapidamente? Portanto, mesmo que alguém não tenha essas qualidades quando começa no Jiu-Jitsu, acaba precisando desenvolvê-las. Ao longo do caminho, trabalhamos a empatia por nossos parceiros de treino e o senso crítico para sabermos onde precisamos melhorar nosso jogo.


Na maioria das vezes, os alunos levam as lições aprendidas no tatame para a vida fora deles, e o resultado disso são melhores chefes, melhores pais e mães, e verdadeiros campeões da vida. As pessoas desenvolvem um profundo respeito por seus parceiros de treino graças ao vínculo criado em suas jornadas no Jiu-Jitsu. Passamos a entender que o desafio de nos tornarmos lutadores mais habilidosos também representa uma oportunidade de sermos pessoas melhores.


Muitas vezes, os alunos e alunas passam a buscar posições de liderança como profissionais do Jiu-Jitsu ao desenvolverem o desejo de levar essa grandeza a mais pessoas. São praticantes que perceberam que o Jiu-Jitsu vai muito além de ensinar técnicas de defesa pessoal ou participar de um programa de exercícios físicos divertido. O Jiu-Jitsu é uma ferramenta e, por vezes, as pessoas decidem usá-la para se tornarem líderes melhores. É um caminho dignificante.


Quando um aluno ou aluna opta por se envolver mais a fundo com o Jiu-Jitsu, geralmente começa essa jornada como membro da equipe em uma de nossas escolas. Quando o Jiu-Jitsu se torna parte da sua vida – além da sua paixão – algo tende a mudar no coração: aflora o desejo de fazer mais, ir além e ensinar aos outros tudo o que o Jiu-Jitsu lhe ensinou. É a vontade de ser um(a) grande líder para mais pessoas.


Vamos refletir sobre esta interessante citação do filósofo Aristóteles:


“A excelência é uma arte conquistada através da prática e do hábito. Não agimos fazemos o certo porque temos virtude ou grandeza. As temos porque fazemos o certo. Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.”

 

Ao considerar se tornar um líder, também é preciso pensar nas virtudes necessárias para chegar lá. No Jiu-Jitsu, uma pessoa corajosa, empática, autoconsciente e que aprende rápido se sairá muito bem no desenvolvimento da nossa arte. Por outro lado, aqueles que não desenvolvem essas virtudes, seus bons hábitos e a consistência, tendem a ficar pelo caminho. 


Esse debate sobre virtudes é fundamental. Ainda assim, deve ser combinado com hábitos poderosos que criarão excelência para nós mesmos e para todos ao redor. Do contrário, arriscamos reduzir o projeto de levar uma vida virtuosa através do Jiu-Jitsu a um mero desejo não realizado.


Nessa busca por ajudar as pessoas a transformarem suas ambições e ideias em hábitos concretos e diários, recorremos aos maiores líderes da Gracie Barra. A eles, levamos a grande questão: o que os maiores líderes da Gracie Barra fazem de maneira consistente e que os diferencia?


A resposta veio com milhares de interações do dia a dia e centenas de líderes da GB em todo o mundo. Ao analisar o comportamento desses profissionais, notamos alguns padrões, que foram catalogados como os “7 Hábitos dos Grandes Líderes da GB”.


Mas o que é, exatamente, um hábito? Um hábito é uma ação relevante, consistente e intencional realizada por alguém. A discussão sobre os 7 Hábitos dos Grandes Líderes da GB não foca em trocar maus hábitos por bons hábitos. Ela vai além: trata-se de trocar bons hábitos por verdadeiros hábitos de grandeza. Este é o ponto crucial e que nos diferencia, enfrentando a tendência natural de nos contentarmos com menos do que o nosso potencial pode entregar.


Os 7 hábitos que identificamos e listamos em nossa pesquisa foram: ter uma missão, energizar-se, cumprir com seus compromissos, aprender coisas novas, aprender com os erros, desenvolver sinergia e capacitar as pessoas. Nós falamos em detalhes sobre eles no nosso curso “Hábitos dos Líderes da GB”, que é parte do Programa de Certificação de Instrutores (PCI). 

 

Quando um membro da família GB decide embarcar nessa jornada para tornar-se um grande líder, ele ou ela sabe que terá a Gracie Barra ao seu lado para ajudar como pudermos. Se você quer liderar, nós queremos oferecer as ferramentas certas para isso. Em nossa caminhada para levar o Jiu-Jitsu para Todos, apoiaremos cada um que nutre a paixão pela missão e que deseja fazer parte dela.


Se você pensa em assumir um papel de liderança na Gracie Barra ou se tem interesse em desafiar-se e ser um membro mais ativo em sua comunidade GB, procure saber mais sobre o PCI. As ferramentas estão à disposição para ajudá-lo(a). 


Quanto mais você investir na sua jornada no Jiu-Jitsu, mais longe chegará!


Blog escrito originalmente em inglês por Dawn Korsen, faixa-marrom da Gracie Barra