Image caption

Se você tem lutado para tentar lembrar a infinidade de técnicas que você já viu na aula na Gracie Barra, você vai prontamente admitir que treinar Jiu-Jitsu não é somente algo físico. Há uma série de aspectos mentais para ser um estudante de Jiu-Jitsu – autoconfiança, humildade, pensamento positivo, resiliência, flexibilidade em pensar, apenas para citar alguns.
Hoje no blog da Gracie Barra, vamos discutir um dos aspectos mentais mais importantes da aprendizagem do Jiu-Jitsu – especialmente para os alunos nos primeiros anos de formação.
 
Foco. A capacidade de aplicar a atenção a uma área específica do seu aprendizado para maximizar a retenção das informações e, tão importante quanto, realmente ser capaz de usá-la nos rolas ao vivo.
O problema para muitos de nós é, naturalmente, o enorme volume de informações a que estamos expostos não só nas aulas regulares da nossa escola Gracie Barra, mas em inúmeros vídeos do YouTube, seminários na GB Online, posições que seus parceiros de treinamento compartilham com você e todas as coisas legais que você já viu em ação em uma competição. Você assiste uma dessas técnicas e diz em voz alta "Sim! Eu preciso adicionar isso ao meu jogo!”
 
Por maior que seu entusiasmo possa ser por uma nova posição, a realidade é que só somos capazes de sintetizar uma certa quantidade de informações ao mesmo tempo. Embora possa ser muito divertido ver um monte de novas técnicas, você provavelmente só irá se lembrar de uma fração do que você viu. Como um novo aluno de Jiu-Jitsu disse com humor :"É como tentar beber água de uma mangueira de incêndio!"
Certa vez, um aluno faixa azul queria complementar seu Jiu-Jitsu fazendo duas aulas particulares por semana. Este aluno estava vendo muitas novas técnicas e especialmente novos detalhes sobre técnicas que eles já conheciam a cada sessão. Havia apenas um tempo limitado para fazer drills de cada técnica antes de passar para a próxima variação na sessão de uma hora de duração.
Ao final de cada sessão, o Professor perguntava: "Então, o que aprendemos hoje?"
 
O faixa azul enrugou sua testa tentando lembrar o que tinham feito na última hora e estava tão sobrecarregado, que teve grande dificuldade em lembrar exatamente o que tinham acabado de fazer. Antes da sessão seguinte o Professor perguntava novamente sobre o que ele se lembrava da aula anterior e foi revelado que, na verdade, apenas talvez 33% fosse lembrado!
E ainda assim, o faixa azul estava pedindo para ver técnicas de uma posição completamente diferente na nova sessão privada.
Vemos que há uma diferença significativa entre VER um monte de movimentos e aprender um conjunto menor de movimentos que mantemos e podemos usar. Se você não se lembra do movimento, muito menos de usá-lo no rola, você realmente aprendeu a posição?
 
Este faixa azul estava muito entusiasmado, mas precisava trabalhar seu foco.
A verdade é que, para realmente adicionar esses movimentos valiosos ao seu jogo, o aluno teria que rever e repetir os movimentos ao longo de várias sessões. Não apenas tente algumas repetições de uma técnica, pegue um copo d'água e diga: "Ok, qual é o próximo passo?"
Como alunos do Jiu-Jitsu, devemos reconhecer que leva tempo e repetição para adicionar qualquer posição ao nosso jogo. Precisamos nos concentrar em um conjunto específico de movimentos valiosos e treiná-los na memória muscular até que eles se tornem parte do nosso Jiu-Jitsu.
Concentre-se em uma única posição (ex. meia guarda por baixo) por várias semanas. Resista à vontade de pular por todo o lugar e tentar movimentos legais que você acabou de ver no YouTube. Repita aquela raspagem da meia guarda várias sessões até que você possa executá-la contra alguma resistência.
O mesmo foco é importante quando estamos nos preparando para um torneio; quando estamos procurando reduzir nosso peso corporal para atingir uma certa divisão de peso; quando estamos procurando melhorar nossas quedas. Isso não acontecerá em uma semana. Para obter essa próxima melhoria duradoura, você deve se concentrar na prioridade e deixar de lado as outras coisas que podem vir mais tarde.
Outra forma importante que o aluno de Jiu-Jitsu deve aplicar foco é em suas atividades físicas, além do Jiu-Jitsu. Muitos alunos de Jiu-Jitsu desfrutam de diversas atividades físicas diferentes: escalada, treinamento de trocação, natação, musculação etc. Mas se o seu maior objetivo é melhorar no Jiu-Jitsu, então a melhor maneira de alcançar esse resultado específico é focar no Jiu-Jitsu e reduzir a atividade extra por um determinado período de tempo. Coisas boas não são fáceis e melhorar nos exige focar no que é mais importante para nossos objetivos atuais.