"Não há conforto na zona de crescimento nem crescimento na zona de conforto"

Um dos desafios mais comuns enfrentados pelos estudantes de Jiu-Jitsu é o temido platô no treinamento. Embora gostaríamos de pensar em nosso progresso como uma progressão ascendente constante e ininterrupta, a vida real raramente funciona assim. Há períodos em que parece que estagnamos em nossa evolução.
 
Em muitos casos, pode ser apenas sua própria percepção interna que você não está atuando no seu melhor. "Parece que todo mundo está melhorando, menos eu!" você pode sentir às vezes. A verdade é que você está melhorando, mas a taxa de progresso é tão lenta que é quase imperceptível. Junto com o fato de que todos os seus colegas também estão melhorando e você tem a ideia equivocada de que você não está melhorando.
 
Então há esses períodos... onde seu progresso realmente foi achatado. Você pode estar se divertindo treinando na aula, mas seu jogo não fez nenhum progresso significativo. Você pode estar na temida zona de conforto do atleta. Você parece estar fazendo as mesmas coisas que sempre fez e rolando da mesma maneira com os mesmos parceiros de treinamento semana após semana. Mas isso levou a um tipo de estagnação.
 
Você vai precisar sair da sua zona de conforto para levar seu Jiu-Jitsu até o próximo nível.
 
Como escapar da nossa zona de conforto no Jiu-Jitsu?
 
Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a sair dessa zona de conforto e elevar o seu jogo para o próximo nível.
 
     Estabeleça uma meta para participar de um torneio. Há poucas coisas que acenderão um fogo em você como o conhecimento de que você estará testando suas habilidades sob as luzes do palco da competição! Você aumentará seu condicionamento físico e aumentará a intensidade de seus rolas. Você pode ter que apertar sua dieta e cortar alguns quilos para entrar em uma certa divisão de peso. Você examinará seu jogo com um olhar crítico e procurará aguçar pontos fortes e corrigir fraquezas. Você não vai faltar às sessões de treinamento. Você vai procurar rolos com os outros competidores em sua equipe, a fim de afiar uns aos outros. O ímpeto da competição vai tirá-lo da zona de conforto, com certeza.
 
    Nem todo mundo tem um objetivo de competir em um torneio e há outras maneiras que você pode criar para sair da sua zona de conforto. Uma das melhores maneiras é definir um período de tempo para se concentrar em uma posição em que você não é tão bom. Por exemplo, você tem uma guarda muito boa e tem se contentado por um longo tempo em puxar para a guarda ou começar os rolas por baixo. Quedas? Bem... talvez você chegue a elas mais tarde. Agora é a hora de dedicar um período de estudo para aprender novas entradas e finalizações para o seu single leg, fazer drills de técnica cada aula com seus parceiros de treinamento favoritos, e resolver começar cada rola de pé e se recusar a simplesmente fazer o familiar e puxar para a guarda. Essas primeiras várias vezes quando lutar pelas pegadas em uma posição não familiar você definitivamente vai sentir algum desconforto! Mas essa é a chave para você saltar para um nível mais alto.
 
        Treine seu lado fraco. Isso pode ser considerado uma área mais avançada para concentrar seu treinamento. Quando somos menos graduados, muitas vezes estamos tentando experimentar novas posições e adquirindo proficiência com essas posições. No entanto, uma vez que você está confiante nessas posições e é capaz de usá-las pra valer, é hora de olhar para outro aspecto da posição: você é um especialista do lado esquerdo? Ou seja, todos as suas passagens de guarda são apenas para o seu lado esquerdo? Você só usa Guarda Laço com seu gancho de esquerda? Se você é como a maioria dos estudantes de Jiu-Jitsu, aposto que a resposta é sim! Eu desafio você a conhecer melhor essa posição e treiná-la para o seu lado fraco. Vai parecer estranho, com certeza! Você vai se sentir como um faixa branco no início. Mas isso dura pouco tempo até você desenvolver a memória muscular para executar a posição do seu lado "fraco". A boa notícia é que você vai superar rapidamente essa dificuldade inicial e descobrir que o antigo lado fraco agora é tão bom quanto o seu lado forte. O segredo é que seus oponentes são desajeitados em defender esse lado fraco, então sua técnica é ainda mais difícil de defender.
 
Todas essas sugestões envolvem ir além de nossas rotinas normais, o que já estamos confortáveis em fazer.
 
Estamos no nosso melhor quando estamos nos desafiando a sair de nossas zonas de conforto e afiar nosso Jiu-Jitsu.