A ciência por trás da Gracie Barra - O Método GB

Você já se perguntou como seria entrar em outra unidade da Gracie Barra em comparação à sua escola de origem? Ou, se você já visitou outras escolas, já refletiu sobre por que tudo parece tão familiar? A resposta está na ciência por trás da Gracie Barra!


No início dos anos 2000, o Mestre Carlos Gracie Jr. entendeu que, para que a Gracie Barra continuasse crescendo em todo o mundo, era necessário contar com um plano capaz de garantir que todos pudéssemos evoluir juntos e mais fortes. O Mestre Carlos e alguns de seus faixas-preta decidiram observar e estudar as melhores práticas para o ensino do Jiu-Jitsu.
Com isso, nasceu o Método Gracie Barra.

 

O Método GB é um conjunto de técnicas, ferramentas e padrões de ensino desenvolvido para capacitar os instrutores da Gracie Barra de qualquer lugar do planeta a ensinar o Jiu-Jitsu para Todos. Blocos essenciais formam o método, de modo que ele possa servir como uma plataforma aos nossos instrutores que atuam como professores, mentores e líderes. 

 

No blog deste mês, vamos focar em apenas alguns desses blocos essenciais e na importância da segurança dos nossos alunos, ponto de partida para o método. Discutiremos como o Programa da GB, a Estrutura de Aulas, o Uniforme e nossas Práticas de Ensino e Treinamento são essenciais para a experiência de aprendizagem do Jiu-Jitsu.


Mas é preciso lembrar que esses blocos não existem por conta própria. Cada membro da Família GB compõe essa equação. A boa execução do conjunto de blocos e a experiência oferecida ao aluno que treina Jiu-Jitsu são partes valiosas do Método GB.  

Método GB - A teoria

Como dito anteriormente, o Método GB foi desenvolvido como um conjunto de técnicas, ferramentas e padrões de ensino. Esse desenvolvimento inicial representa a teoria por trás da ciência que levou à bem-sucedida evolução da Gracie Barra ao longo das últimas duas décadas, contando com importantes fatores, como os Programas da GB, a Estrutura de Aulas, o Uniforme GB e as Práticas de Treinamento e Ensino. 


Os Programas da GB e a Estrutura de Aulas definem o caminho a ser trilhado por cada aluno e aluna, bem como as relações entre nossas unidades, a evolução no ranqueamento e o que se pode esperar das diferentes sessões que compõem a programação das Escolas GB.
Esses blocos também abordam a progressão natural dos elementos em aula, que é esperada conforme treinamos. Já imaginou se você chegasse na escola e sua aula estivesse 15 minutos atrasada, o prédio estivesse todo sujo, ou sequer houvesse uma ideia sobre como seria o treinamento daquele dia?


E o uniforme? Consegue imaginar uma aula em que cada um estivesse vestido de uma maneira? O treino provavelmente seria bem estranho, diferente do que estamos acostumados, e até desconfortável para alguns. Aliás, nosso uniforme não serve apenas para inspirar um espírito de equipe, ordem, orgulho e higiene, mas também é fonte de conforto e confiança, nos lembrando que defendemos, todos, os mesmos valores.

 

Agora, vamos pensar nas Práticas de Ensino e Treinamento presentes em nossas aulas.
Você sabe que pode contar com nossos instrutores para acompanhar a demonstração de uma técnica em etapas, de modo a facilitar seu aprendizado. O instrutor também ajuda a formar duplas de treinamento adequadas para criar um ambiente de treinamento seguro e, ao mesmo tempo, desafiador. 


Já pensou se nada disso existisse? Ou então, imagine uma escola sem os cartões de frequência! Como já deu para perceber, tudo isso faz parte da ciência que garante o sucesso da GB.

A Essência GB - Teoria colocada em prática

Se o desenvolvimento inicial do Método GB é a teoria por trás do “por quê” trabalhamos assim, a Essência GB é a execução na prática. A Essência GB representa todas as pequenas ações que professores, instrutores e funcionários fazem para garantir que o aluno entre na escola sabendo o que esperar de cada sessão de treinamento.


Ela também traz muitos detalhes sutis que, ainda que nem sempre sejam notados, nos dão uma sensação de conforto e irmandade. Falando de forma mais simples, a Essência GB busca identificar e compreender os elementos básicos que proporcionam a melhor experiência de aprendizagem que queremos levar aos nossos alunos e alunas nas escolas da Gracie Barra pelo mundo. 


Vamos conferir alguns exemplos: 

Seja você aluno(a), pai/mãe, instrutor(a), professor(a) ou dono(a) de escola, todos sabemos exatamente o que esperar durante um aquecimento em qualquer aula da GB. É incrível e curioso como quase todos poderíamos fechar os olhos e concluir a sequência de aquecimento de cor, em nossas cabeças. Isso é parte da Essência GB!


Você já reparou que, embora cada instrutor tenha seu estilo próprio, sempre há certa semelhança na forma como uma técnica é demonstrada, apresentando-a de diferentes ângulos para que todas as etapas sejam compreendidas? Ou como uma técnica é frequentemente revisitada após praticá-la um pouco mais para incluir detalhes que podem ter passado despercebidos na primeira demonstração? Isso tudo não ocorre por acaso. São elementos que representam o conceito da “Essência GB”, desenvolvidos com base em estudos e prática para oferecer a melhor experiência de aprendizagem possível aos alunos e alunas de Jiu-Jitsu da GB. 

A Experiência GB - O resultado esperado

Como já deu para notar, cada etapa do nosso método visa entregar a melhor experiência possível ao treinar e praticar Jiu-Jitsu. O resultado disso tudo é a Experiência GB! Assim, se o Método GB é a teoria e a Essência GB serve para colocá-la em prática, podemos dizer que a Experiência GB é o que esperamos colher ao final desse processo.

 

A Experiência GB é a percepção, os sentimentos e a realidade compartilhada pelos membros da nossa equipe em suas interações com as escolas da GB de todo o mundo. Já imaginou entrar em uma escola GB e não ver o Mural do Legado ou os tatames azuis, por exemplo? Provavelmente, você sentiria que algo estava “fora do lugar”. Nem sempre notamos todos os pequenos detalhes que influenciam nossa experiência como alunos de Jiu-Jitsu, mas, ainda assim, o Método GB está ali, trabalhando para garantir que tudo siga no lugar.

 

Então, da próxima vez que você estiver em sua escola, experimente dar uma olhada ao redor. Absorva as pequenas coisas que estão ali e que você pode não ter prestado atenção até então. Assim, fica mais fácil entender um pouco melhor como a ciência foi e segue sendo usada para desenvolver a equipe de Jiu-Jitsu mais bem-sucedida do mundo!