Atendendo a Chamada: Jiu-Jitsu Gracie Barra para Mulheres

Blog escrito originalmente em inglês por Dawn Korsen, faixa-marrom da Gracie Barra
Sabe o que é necessário para cumprirmos com a missão de levar o Jiu-Jitsu para Todos e quais os passos para fazer acontecer? Podemos dizer que uma das maiores ações para atrair mais pessoas à nossa jornada é tornar o Jiu-Jitsu cada vez mais acessível, inclusivo e flexível com nossa oferta de aulas e cursos.
Parte do propósito da Gracie Barra é tornar o mundo melhor com a prática do Jiu-Jitsu, e não há maneira mais eficaz de alcançarmos nosso objetivo do que dando esse importante passo: levá-lo a cada vez mais mulheres! 

Durante a World Summit de 2021, o Mestre Carlos Gracie Jr. fez uma declaração sobre a Missão da GB de levar o Jiu-Jitsu para Todos. Ele afirmou que a nossa responsabilidade na Gracie Barra é “encontrar uma forma de ensinar o Jiu-Jitsu a quem mais precisa” e que “este é o desafio que enfrentamos para trazer todas as pessoas para o Jiu-Jitsu”. Ele deixou claro que a sua visão incluía contar com mais mulheres nos tatames ao lado dos homens, quem sabe um dia, chegando a ser maioria entre nossos alunos. Para transformar esse ideal em realidade, temos trabalho a fazer.

O Mestre Carlos já declarou: “Devemos ter aulas que atendam a todo tipo de necessidade. Esta é a nossa meta”. Com isso em mente, propusemos um debate e realizamos uma abrangente pesquisa que resultou na criação do programa feminino de Jiu-Jitsu da Gracie Barra, o GBF. O Mestre Carlos afirmou que as mulheres “são fortes e apoiam umas às outras melhor do que nós mesmos” e que “precisamos preparar nossas ferramentas para ensinar Jiu-Jitsu a [mais] mulheres”. 

Este importante passo é uma continuidade do movimento da Gracie Barra de tornar o Jiu-Jitsu mais inclusivo, iniciado em 2005 quando lançamos a missão do “Jiu-Jitsu para Todos”. A GB vem experimentando um crescimento acelerado nos últimos anos, aumentando exponencialmente nosso número de escolas e alunos, em parte devido a esse trabalho contínuo de inclusão no Jiu-Jitsu.

Seguimos desenvolvendo a Estrutura de Programas da GB para melhor adequar nossas aulas às necessidades dos alunos, e nosso foco tem estado em agrupá-los por nível de experiência. Agora, o GBF chega como mais um degrau nessa escada progressiva. Quando reunimos os praticantes conforme suas características atuais de aprendizagem, podemos oferecer uma experiência de ensino mais enriquecedora e eficaz. 

Neste sentido, o GBF é uma maneira ainda melhor de apresentar o Jiu-Jitsu às mulheres, oferecendo uma introdução e a oportunidade de criar laços e estreitar relacionamentos entre colegas de treino. Naturalmente, isso também acontece com o tempo, mas nossa pesquisa mostrou que as mulheres valorizam muito o senso de comunidade no contexto do Jiu-Jitsu. Por isso desenvolvemos um programa pensado para enfatizar este ponto. 

Sentimos que era hora de incluir um nível de aulas cuidadosamente projetado para as mulheres que iniciam sua jornada, e acreditamos que o GBF serve exatamente a este propósito. Desenvolvemos um programa focado em trazer mais mulheres para treinarem conosco. O curso completo, com currículo especial e mensagens de inspiração, tem como objetivo apresentar o Jiu-Jitsu a elas e incentivá-las a iniciarem e seguirem evoluindo em sua jornada. 

O Mestre Carlos afirmou que, “atuamos para dar força e autoconfiança aos nossos alunos e alunas. Nosso desafio é desenvolver aulas que satisfaçam os anseios e necessidades de diferentes pessoas. Estamos pensando e trabalhando nisso.”

Este curso traz informações valiosas sobre o programa de Jiu-Jitsu Feminino da GB e fornecerá as ferramentas necessárias para a sua melhor implementação. Como sabemos, servimos à comunidade acima de tudo, e este novo programa é mais um passo para cumprir com nossa missão. 

Se pensarmos que uma em cada quatro mulheres sofre violência sexual ao longo de sua vida, torna-se ainda mais importante e urgente ajudá-las nas comunidades onde atuamos. O Jiu-Jitsu fornece meios de defesa e recursos para que não sejam vítimas dessa estatística.

Outra forma de servir às nossas comunidades com o GBF é priorizando a segurança das mulheres que querem treinar Jiu-Jitsu. Educar os instrutores sobre as melhores práticas para a segurança de todos e, particularmente, começar a orientar os alunos sobre como treinar e rolar com oponentes de menor tamanho são pontos essenciais nesse sentido.

O foco deve estar em proteger os praticantes e minimizar lesões para que possam seguir treinando. Para isso, precisamos trabalhar a comunicação entre todos, estratégias na formação de duplas e o ensino de habilidades para que os alunos concentrem sua atenção no uso da técnica ao invés da força e peso, quando necessário.

Qual é o foco e a meta do nosso programa feminino?

O GBF foi criado para ajudar a aumentar o número de alunas treinando na Gracie Barra. O programa foi projetado para atender às necessidades específicas de aprendizagem das mulheres que querem iniciar no Jiu-Jitsu. Para isso, o conteúdo se baseia na estrutura do GB1, mas incorpora diversas adaptações e técnicas pensadas para ajudar as mulheres a se desenvolverem física, mental e tecnicamente como preparação para prosseguirem nas aulas do GB1 após oito semanas de treinamento no GBF.

Em resumo, o GBF é a oportunidade de criarmos grupos fortes de mulheres em nossas escolas e comunidades, aptas a apoiarem umas às outras e oferecendo condições de treinarem em um ambiente seguro e que honre as necessidades e qualidades específicas desse público. 

Estamos realmente animados com o lançamento do GBF na próxima semana, como parte do PCI 2023, e esperamos que cada vez mais mulheres possam aproveitar este programa introdutório e colher todos os benefícios da arte que tanto amamos. 

Bons treinos!

Blog escrito originalmente em inglês por Dawn Korsen, faixa-marrom da Gracie Barra