Fui perguntado por alunos "Uma vez que você chega na Faixa Preta, é necessário continuar aprendendo Jiu-Jitsu?" A suposição por trás dessa pergunta é: você não sabe tudo sobre Jiu-Jitsu quando se forma na Faixa Preta?

Não!

Atualmente estou renovando o curso de certificação de instrutor da Gracie Barra, o PCI, que conta com vídeos de entrevistas com muitos Professores da Gracie Barra de todo o mundo. Um dos temas comuns expressos por Professores Faixa Preta com mais de 20 anos de experiência no Jiu-Jitsu é como eles sentem uma forte necessidade de continuar estudando o Jiu-Jitsu.

O que eles querem dizer com isso?

Há alguns pontos de vista para analisar este sentimento.

1) O Jiu-Jitsu Está em Constante Estado de Evolução
Especialmente quando estamos falando de competições esportivas de Jiu-Jitsu onde novas guardas com nomes exóticos estão sendo reveladas em cada grande evento de competição do ano. Nos níveis mais altos, é uma corrida armamentista. As equipes de Jiu-Jitsu reúnem seus principais competidores, debatem e desenvolvem novas variações em posições e estratégias para surpreender seus adversários.

O Faixa Preta que quer ser o melhor instrutor, deve manter-se atualizado em todos os novos desenvolvimentos, a fim de fornecer aos seus alunos todas as ferramentas que eles precisam para serem bem sucedidos. O Jiu-Jitsu que conhecemos hoje tem algumas novas posições (ex. berimbolo, guarda de gancho por fora) que eram praticamente desconhecidas há 5 anos.

Como estará a arte daqui 5 anos?

2) A profundidade do básico
Converse com qualquer Faixa Preta e eles expressarão sinceramente seu amor pelas técnicas básicas do Jiu-Jitsu. Um armlock da montada é um movimento básico e todo mundo sabe disso certo? Isso não é verdade!

Há uma enorme profundidade nas técnicas do Jiu-Jitsu. Os mais graduados podem se espantar com os detalhes adicionais que um Faixa Preta de nível superior pode explicar sobre as posições que já usam há anos. Os detalhes sobre a pegada mais forte, o tempo de execução, "mova seu quadril um pouco para o lado", "desequilibre o oponente antes de tentar raspar"etc.

Como recém Faixa Preta, tive uma aula particular com um mestre de 4º grau e pedi para repassar técnicas básicas que eu tinha como parte do meu jogo por mais de 15 anos. Foi uma experiência muito humilhante descobrir que meu entendimento de técnicas "básicas", como o estrangulamento da gola cruzada da guarda, não eram tão completos quanto eu pensava anteriormente.

Da próxima vez que você participar de um seminário com um instrutor de alto nível, peça-lhes dicas sobre sua melhor técnica e você ficará surpreso com o quão profundo o Jiu-Jitsu é.

3) Diferentes Formas de Jogar
Tive o prazer de participar de um seminário do Rômulo Barral há alguns anos como Faixa Marrom. Rômulo é famoso por sua perigosa guarda-aranha e passou o seminário explicando as pegadas básicas que usou e, em seguida, uma gama de possibilidades de raspagens e ataques de sua posição favorita.

O que me impressionou – além das técnicas específicas – é que ele tinha uma configuração do sistema em torno das pegadas e da posição básica:

– Ele sabia suas melhores opções para raspagens e ataques
– Ele sabia o que esperar nas reações defensivas de seus oponentes
– Ele sabia suas combinações entre as técnicas-chave
– Ele entendeu como um movimento se conectava e combinava com o próximo

A profundidade para a qual ele entendia as nuances e a complexidade da posição realmente abriu meus olhos. Quando vi a profundidade de conhecimento e experiência que ele tinha sobre aquela posição, entendi mais claramente o quão profundo se poderia aprender diferentes formas de jogar. Não é apenas quantos movimentos você conhece, mas em um nível mais profundo, como usá-los e combiná-los efetivamente?
 
Quão profundamente você conhece as posições em seu próprio "Jogo"?

Isso revela um pouco da infinidade da arte do Jiu-Jitsu e por que o aprendizado nunca acaba.