Conectado em 360 graus
Apresentamos o Instituto GB

Sempre em evoluçãodc55fe5b9e02ffbc7ba462584334fceb.png

Você já notou? A Gracie Barra está sempre crescendo, inovando e evoluindo. Hoje, temos mais escolas abertas pelo mundo do que nunca. Inclusive, esperamos alcançar a marca da milésima unidade até o final do ano! Além disso, continuamos trabalhando para que todos possam manter o foco nos treinos mesmo quando a rotina dos dias atuais fica mais corrida. Com o GB Online transmitindo para o conforto da sua casa, você tem acesso ao nosso currículo semanal para acompanhá-lo conforme a sua agenda.

 

E com tantas mudanças acontecendo, seguimos focados em permanecer fiéis aos nossos valores fundamentais: a Irmandade, a Integridade e o Desenvolvimento. Sem o seu apoio, não teríamos chegado onde estamos. Contamos com nossos alunos, professores, pais e tantos outros membros da GB para entregarmos essa experiência de excelência a todos, dentro e fora dos tatames. Por isso, agradecemos sinceramente pelo seu esforço, dedicação e comprometimento.

 

A história e o futuro do PCI


Muitas vezes, para entendermos aonde vamos, precisamos saber de onde viemos.
O Programa de Certificação de Instrutores (PCI) foi lançado em 2011 como um curso presencial frequentado por poucos membros no QG da GB em Irvine (EUA) e na unidade de Campinas, SP, Brasil. 

 

Então, fizemos um grande esforço para ampliar a disponibilidade do PCI aos instrutores que não podiam se deslocar até um desses dois locais. Já no ano seguinte, foi tomada a decisão de digitalizar os cursos, para que mais pessoas de todo o mundo pudessem acessar o conteúdo e garantir, assim, um total alinhamento à missão, visão e filosofias do Mestre Carlos Gracie Jr. Portanto, desde 2012, o PCI é um curso virtual hospedado pela GB Online. 

 

Pensando em nossos números, é interessante notar que a Gracie Barra não teve cursos virtuais de formação em seus primeiros 25 anos. Afinal, foi só em 2011 que o Mestre Carlos e sua equipe conseguiram estruturar uma metodologia de ensino aplicável a todos. Um programa composto por 10 cursos que ensina aos membros da Gracie Barra os nossos valores, filosofia, metodologia de ensino, currículo para as aulas e noções de liderança.

 c4e2f73322378c8cf3abecc63c591f7c.png

Ao longo dos anos, o PCI evoluiu para apoiar nossos donos de escolas, instrutores e funcionários em um ambiente de constantes mudanças quanto à administração de uma escola de Jiu-Jitsu. Na Gracie Barra de hoje, todos os instrutores e instrutoras devem cursar o ICP e, dentro desse processo, também há uma verificação de antecedentes, formações de primeiros socorros (RCP) e treinamentos presenciais. O curso tornou-se uma fonte altamente confiável para garantir aos nossos professores o alinhamento com o currículo da GB, que é ensinado todos os dias pelo mundo.

 

A força da evolução


Todos os anos reservamos um tempo (mais de 10 mil horas, na verdade) para refletir sobre o mundo, o Jiu-Jitsu, a Gracie Barra e o nosso Programa de Certificação. Chamamos esse momento de “Temporada do PCI”. Em um período de oito a doze semanas, fazemos reflexões profundas, como:

 

  • O que vem acontecendo no mundo?

  • Quais as tendências recentes que podem afetar ou ser afetadas pelo Jiu-Jitsu?

  • O que vem acontecendo com o Jiu-Jitsu? O esporte segue em uma direção boa e promissora?

  • O que vem acontecendo com a Gracie Barra? Estamos nos mantendo fiéis à nossa missão e valores fundamentais?

  • Quais os desafios mais significativos que nossos instrutores vêm enfrentando?

  • Quais são as oportunidades de melhoria e crescimento atualmente?

 

Essas perguntas nos levam a um contínuo e abrangente processo de revisões, atualizações e inovações em nossos métodos e fundamentos filosóficos. É um estudo que garante a força evolutiva do PCI.

 

Neste ano adicionamos mais uma camada ao nosso tradicional processo: entrevistamos individualmente mais de 50 donos de escolas e professores, além de promovermos uma pesquisa com mais de 1.000 alunos. Queremos entrar em contato com o sentimento imediato – o que está “pulsando” – na Gracie Barra em todos os níveis para garantir que possamos entregar o melhor PCI já elaborado até aqui.

 

Considerando a extensa natureza da equipe de pesquisa e o tempo necessário para fornecermos essa experiência educacional, decidimos fundar o Instituto Gracie Barra – uma plataforma educacional separada do tradicional currículo técnico que já conhecemos na GB Online.

 

O que é o Instituto GB?


A ideia de ramificar e separar nosso conteúdo tem um objetivo claro. O GB Online é nossa plataforma educacional e sob demanda para a instrução de técnicas e currículos preparada por nossos instrutores certificados de primeira linha. Assim, a GB Online é o destino certo para trabalhar no aprimoramento das suas técnicas. Por outro lado, o Instituto GB será a sua opção para a formação em outros campos. Lá, você poderá mergulhar em nossos cursos virtuais de temas como Criação e Promoção da sua Marca Pessoal, Marketing e Vendas. O Instituto GB vai além do PCI. Pretendemos seguir expandindo o seu alcance e áreas de conhecimento.

 

O lançamento da nossa Edição 2023 já promete mais inovação e avanços, tudo englobando a ideia do Instituto GB: estudos e formação educacional para garantir que possamos entregar a melhor experiência GB a todos. Em outras palavras, somos o Instituto Educacional Oficial da Gracie Barra, desenvolvido para educar a nossa comunidade sobre as melhores práticas, filosofias e políticas mais importantes no âmbito da GB. 

 3d125c199444c0f39d00b905227a778c.png

A educação é o grande segredo para mantermos nossa comunidade unida. Durante a Cúpula Mundial de 2021, o Mestre Carlos falou sobre sua convicção na importância desse tema para a Gracie Barra. Nas palavras dele, “A Gracie Barra está muito à frente das outras organizações porque trabalhamos com a educação”. E ele acredita nisso desde que lançou o primeiro PCI, muitos anos atrás. O Mestre afirmou ainda que, “Estamos ensinando não apenas técnicas, mas o conhecimento da nossa filosofia, nossa maneira de treinar e como cada um pode ser uma ferramenta importante para ajudar os demais em sua comunidade”.

 

Então, há essa distinção importante: a GB Online seguirá ensinando técnicas e habilidades, enquanto o Instituto GB se concentrará no ensino de filosofias e em como formar profissionais preparados para contribuir com suas comunidades.

 

Queremos conhecer você melhor

09de25c1c46ec83d259ff11c732beec3.png

O próximo passo é simples. Conforme trabalhamos para desenvolver as ferramentas que a Comunidade GB mais deseja, precisamos colher as opiniões da fonte principal: você! 

 

Por isso, queremos ouvi-lo(a). Estamos curiosos para entender sua jornada no Jiu-Jitsu, como começou e por que você segue treinando. Ao compreender como e por que suas decisões relacionadas ao Jiu-Jitsu são tomadas e o papel que o JJ exerce em sua vida, poderemos identificar onde concentrar nossa atenção conforme avançamos. Queremos ir além do PCI e essa jornada começa com você. 

 

Por favor, conte-nos mais sobre a sua história. Acesse gbinstitute.link/survey para nos ajudar. Nosso muito obrigado!

Blog escrito originalmente em inglês por Dawn Korsen, faixa-marrom da Gracie Barra