Image caption

Projetada para Nos Unir - A História

A GB Online é uma entidade que começou a ser idealizada pelo Mestre Carlos no início dos anos 2000, quando a Gracie Barra se tornou a primeira escola de Jiu-Jitsu a ter seu endereço .com na web. Desde o início, o propósito do graciebarra.com.br era ser um local onde a comunidade global da GB pudesse se conectar e receber informações importantes. 


De lá, avançamos até 2019, quando a nova GB Online e seu endereço online.graciebarra.com.br foram fundados pelo Mestre Carlos Gracie Jr. O objetivo dessa nova entidade foi liderar os esforços da Gracie Barra na adoção de tecnologias digitais capazes de nos ajudar na missão de levar o Jiu-Jitsu para Todos.


Pouco tempo após sua fundação, com a chegada da pandemia em 2020, a GB Online tornou-se a grande força que nos manteve unidos, quando treinar em aulas presenciais não era uma opção. A plataforma também deixou nosso time conectado conforme o mundo ia se reabrindo em diferentes fases, possibilitando que cada aluno e aluna seguisse praticando o Jiu-Jitsu da forma que os deixassem mais confortáveis.  


A GB Online se transformou em uma evolução do tradicional GracieBarra.com no aprendizado digital. Hoje, nossos alunos podem usar os recursos virtuais para aprimorar seu treinamento do mundo real, apoiados por cursos em vídeo, como os currículos digitais GB1, GB2 e GB3.
O foco dessa evolução foi e continuará sendo a missão de nos manter unidos.

 

De um site para uma entidade - Como isso aconteceu?

Desde cedo, o Mestre Carlos Gracie Jr. entendeu que a internet representaria uma enorme oportunidade para o Jiu-Jitsu e a Gracie Barra. Quem convive com ele se lembra de suas menções a tutoriais on-line e transmissões ao vivo das lutas de Jiu-Jitsu bem antes do surgimento de plataformas como o YouTube, serviços de streaming, Pay-per-view ou Facebook.


A Gracie Barra foi pioneira em muitas tecnologias digitais. A loja on-line GB Wear e a plataforma de treinamentos Gracie Barra Institute, voltada ao nosso Programa de Certificação de Instrutores, são bons exemplos disso. Nossa presença em redes sociais como o Facebook e o Instagram é outra indicação de como a comunidade global da GB se tornou altamente conectada.


A visão que o Mestre Carlos sempre teve das oportunidades oferecidas pelas tecnologias digitais também estava enraizada na mente de muitos líderes da organização. No entanto, ainda faltava um componente importante para a comunidade global da GB: um “lar”, um ponto central capaz de reunir todos nós, ampliando e aprofundando a experiência e o significado de ser parte da Gracie Barra.


Então, a GB Online surgiu para preencher esse vazio e se tornar o grande ponto de encontro da nossa comunidade global. Um destino onde todo membro da Gracie Barra pode expandir as experiências vividas em nossas aulas tradicionais.

3738d9c32f50e177939f9755a346f4da.png

A GB Online tornou-se uma grande ferramenta para aprimorar a aprendizagem do dia a dia em nossas escolas. Uma plataforma onde você pode se conectar com o Mestre Carlos Gracie Jr. e com outros membros da equipe de todo o mundo. Aqui, aprofundamos nossos estudos sobre as técnicas que aprendemos em aula, acessando o GB1 Online com o Mestre Carlos Gracie Jr. ou os currículos GB2 e GB3, por exemplo. Podemos até nos inspirar com a filosofia da Gracie Barra, acompanhando conteúdos gratuitos e participando de eventos on-line ao vivo.

Levando a conexão global a um outro patamar

Recentemente, adicionamos um novo componente à GB Online: o fórum da nossa comunidade. Esse recurso permite que membros de todo o mundo se conectem em uma plataforma para debater, tirar dúvidas e compartilhar marcos importantes de suas jornadas.  


Imagine um grande polo de mensagens onde é possível encontrar gente como você. Pessoas nessa mesma jornada, que amam o Jiu-Jitsu e estão animadas para celebrar e apoiar seus colegas sempre que necessário. Esse é o objetivo por trás da comunidade da GB Online: celebrar a irmandade e levá-la para a ponta dos nossos dedos no mundo digital, seja por computadores ou dispositivos móveis.


d0e7c877daa0ab244e428f1d286851fb.png

A GB Online e nossos Valores Fundamentais

A ideia da GB Online cresceu como parte do desenvolvimento global da Gracie Barra por estar muito bem alinhada aos nossos três valores fundamentais da Irmandade, Integridade e Desenvolvimento.


GB Online - Fortalecendo a Irmandade: Ao se tornar a casa e ponto de encontro da nossa comunidade global, a GB Online permite que membros da equipe se conectem uns com os outros e com a Gracie Barra como um todo. Isso eleva o senso de pertencimento da equipe a um outro patamar, formando o alicerce para conexões ainda mais sólidas e amplas, e capacitando cada membro do time para seguir aprendendo e influenciando mais pessoas.


GB Online - Promovendo a Integridade: Quanto mais conectados estivermos em nível global, mais fácil será a nossa comunicação. Um dos maiores desafios da Gracie Barra é manter os membros da equipe, espalhados por todo o mundo, atualizados sobre os padrões da organização que seguem em constante evolução. A GB Online é nosso centro de comunicação, viabilizando a transmissão de informações como nunca antes. Ao mesmo tempo, a plataforma nos permite ouvir comentários e sugestões dos nossos membros para seguirmos melhorando. É o conceito de rede inteligente em sua melhor forma, capacitando cada um de nós para agirmos como guardiões do Escudo Vermelho.


GB Online - Acelerando o Desenvolvimento: Uma comunidade globalmente conectada, com amplo acesso a orientações e suporte, fortalecida para proteger nossa equipe e uns aos outros, está destinada ao sucesso. Os tutoriais lançados pela GB Online complementam as experiências tradicionais de aprendizagem, criando uma vantagem competitiva para as unidades da Gracie Barra e seus membros frente a qualquer outra instituição de Jiu-Jitsu.
Ao fortalecer nossas escolas no mercado, a GB Online reforça a base sobre a qual toda a organização Gracie Barra foi construída e segue se desenvolvendo.

GB Online e você

Conforme compreendemos melhor o papel da GB Online no futuro da Gracie Barra, também é importante reforçar um componente fundamental dessa estratégia.


A GB Online NÃO foi projetada para substituir o trabalho das escolas e instrutores da GB.
Ao invés disso, o objetivo da plataforma é complementar e fortalecer o trabalho de cada uma de nossas escolas, aprofundando e ampliando a rica experiência de ser Gracie Barra. 


Na GB, sempre há uma premissa que fundamenta cada uma das nossas ações: toda iniciativa deve ser mutuamente benéfica para todos os envolvidos. Tudo o que fazemos na Gracie Barra é pensado para atender ao interesse de nossas escolas, instrutores e alunos. É planejado para nos fortalecer. Nossa vestimenta e acessórios, os uniformes, as regras e regulamentos, os currículos, o PCI, os eventos da Gracie Barra — tudo isso existe para que cada uma de nossas escolas siga prosperando. Naturalmente, o mesmo vale para a GB Online e as facilidades que a plataforma nos traz. 


Nossa maior conquista até aqui é a capacidade de conectar todas as mais de 900 escolas ao redor do mundo em uma plataforma única e sincronizada. É permitir que mais de 100 mil alunos pelo planeta possam aprender as mesmas técnicas com os mesmos instrutores, além de trocar mensagens no fórum da comunidade para interagir com membros do time que compartilham dos mesmos interesses. Estamos muito empolgados com essas oportunidades e queremos que você também aproveite. Vá em frente!



Blog escrito originalmente em inglês por Flávio Almeida (faixa-preta de 5º grau) e Dawn Korsen (faixa-marrom)