Na semana passada iniciamos uma série de blogs para celebrar a graduação que se aproxima do nosso futuro Mestre Carlos Alberto Liberi.

No primeiro Blog introduzimos você ao conceito de legado, ressaltamos os valores da Gracie Barra e alguns dos conceitos que o Mestre Carlos Gracie Jr. sempre prezou e preza para trabalharmos dentro da Gracie Barra como um todo.

No Blog de hoje decidimos ir mais a fundo e conversar com alguns líderes e pessoas próximas ao Professor Liberi, onde tivemos a oportunidade de conhecer ainda mais de perto a grandeza e humildade de Carlos Alberto Liberi.

O plano inicial era elaborar um texto corrido, adicionando algumas frases marcantes que cada pessoa falou. Mas chegamos à conclusão que a riqueza de detalhes e informações de cada depoimento são relevantes demais para não ganharem destaque por aqui.

Por isso, decidimos transcrever a fala dos entrevistados para que vocês conheçam através do olhar de nossos líderes, quem é o Carlos Alberto Liberi. Vamos lá? 

" Falar do nosso querido Líberi é muito fácil porque ele é uma pessoa que sempre teve e continua tendo um papel importantíssimo na nossa organização. Ele já foi um líder nacional e fez um trabalho maravilhoso. Ele vem fazendo um trabalho fantástico em relação a linha de vestuário da Gracie Barra. Ele é uma pessoa extremamente correta, extremamente honesta e está presente em todos os eventos da Gracie Barra. Eu tenho por ele um grande carinho e amizade. Eu vejo o Liberi como uma pessoa realmente diferenciada que tem uma formação extremamente correta. Para a nossa Gracie Barra, ele vem fazendo um trabalho extraordinário, sendo uma pessoa que é sempre consultada por todos os professores e mestres. Tenho por ele uma admiração muito grande. Continue sempre assim Liberi, nós precisamos de você."
- Grão Mestre Maurício Robbe 
"Quero falar sobre a importância de uma pessoa como o Carlos Alberto Liberi. Para mim, ele representa a Gracie Barra, ele é a pessoa que mais se aproxima de tudo que a Gracie Barra quer. Uma pessoa correta, íntegra e um caráter fantástico que  procura sempre ajudar o próximo. Eu sempre o tratei como Mestre e ele sempre reclamava pois ainda não o era. Mas, para mim, ele sempre foi um Mestre, ele é o que a gente pensa da Gracie Barra. Ele sempre faz tudo com dedicação e boa vontade pela Gracie Barra e para ajudar a todos da nossa equipe. Ele é um verdadeiro exemplo e foi dele que partiu a frase 99% não é 100% em termos de uniformização e de tudo que a Gracie Barra implementa. Admiro muito ele e tenho um grande orgulho em fazer parte da mesma equipe que ele."
- Mestre Frederico Pimentel 

"Na minha opinião o Liberi desempenha uma posição de maior importância para o futuro do time. Que é justamente na formação das futuras gerações de líderes que continuarão levando o nosso Jiu-Jitsu Para Todos. O trabalho do Líberi tem impacto na formação de faixas pretas de altíssimo nível, muitos que passaram pelo tatame dele, hoje em dia, ensinam o Jiu-Jitsu da Gracie Barra em diferentes regiões do mundo. Outros defendem a Gracie Barra nas arenas competitivas em diferentes partes do mundo. Ele vem fazendo esse trabalho há bastante tempo porque, em 2008 quando o Mestre Carlinhos quis reestruturar o nosso método de ensino no Brasil, alinhando uma estrutura de treinamento nova para todas as escolas do Brasil, ele convidou justamente o Liberi para capitanear este projeto. Foi na escola Gracie Barra do Liberi, a GB Campinas, que o método foi implementado pela primeira vez no Brasil. Desde então ele se tornou uma referência para todos nós do time de como implementar o nosso método, ensinar o Jiu-Jitsu completo,  abraçar a visão do Mestre Carlos Gracie Jr. e defender a bandeira Gracie Barra." 
- Professor Márcio Feitosa
"O Liberi é um pilar da Gracie Barra, uma pessoa que trouxe um senso de disciplina, respeito e organização para o nosso time. Ele sempre foi uma referência nesse sentido.  A Gracie Barra passou por um processo bastante complexo e árduo de organização e implementação da estrutura de gestão e de ensino do nosso time. E o Liberi foi um dos pioneiros neste processo de apoiar esta visão do "Organizados com um time e lutando como uma família." para que a GB pudesse crescer de uma forma unida e organizada para ter essa presença mundial que ela tem hoje. Acredito que, sem a contribuição e o exemplo do Liberi, não teríamos chegado aonde estamos hoje, com a marca de quase 900 escolas no mundo e tendo o time mais unido."  
- Professor Flávio Almeida

"O Liberi possui uma liderança exemplar dentro e fora dos tatames. Eu tive o privilégio de conhecê-lo há muitos anos quando eu ainda era faixa azul e, desde então, eu tive a oportunidade de acompanhar o trabalho dele como professor e artista marcial. É um trabalho que resultou na formação de diversos faixas pretas principalmente na região de Campinas - SP.  Vários desses faixas pretas hoje são donos de escola GB, vivem do Jiu-Jitsu e representam os valores da filosofia da Gracie Barra e continuam trabalhando em prol da visão do nosso Mestre. E isso tudo é fruto do Liberi, dele ter abraçado e ter se dedicado à visão do Mestre Carlinhos e da Gracie Barra. Mas além desse trabalho ele também tem um papel fundamental à frente da GB Wear Brasil, durante um período ele também esteve à frente da GB Brasil. Então ele é uma pessoa que influenciou muita gente a ser melhor, sempre buscou trazer talentos para próximo dele, sempre prezou pelo espírito de equipe e por dar oportunidade de crescimento a seus alunos. Isto é algo muito nobre e é sempre um prazer estar ao lado dele e aprender com ele, dentro e fora dos tatames. Para terminar, ele possui uma energia muito positiva. É uma pessoa que tem uma disciplina incontestável e a sua lealdade ao Mestre e à Gracie Barra inspira qualquer um ao seu redor "
- Professor Marco Joca
" O Libere dentro da Gracie Barra tornou-se um exemplo de liderança. Ele respira Jiu-Jitsu e o seu poder de oratória é muito forte. O papel dele na Gracie Barra é de extrema importância. Eu participei muito disso com ele porque no passado nós trouxemos a GB Wear para o Brasil e juntamente veio a GB Brasil que inicialmente foi administrada por ele a pedido do Mestre Carlos Gracie Jr. Então, ele está totalmente envolvido com a causa do Jiu-Jitsu Para Todos e da Gracie Barra. Ele se tornou uma referência como líder dentro da Gracie Barra."
- Professor Danilo Caproni 

Nós da GB Online ficamos emocionados com todos os depoimentos, e você?

No próximo Blog iremos compartilhar uma entrevista exclusiva que realizamos com o Professor Carlos Alberto Liberi. Fique Ligado!