Muitas pessoas começam a treinar Jiu-Jitsu por razões de autodefesa, uma nova maneira de se manter fisicamente em forma ou um desejo de competir.

Muitas pessoas descobrem outras razões mais profundas para treinar Jiu-Jitsu, para melhorar suas vidas.

É isso que o Professor Flávio Almeida tem a dizer sobre o Jiu-Jitsu e a arte da guerra.

"Artes marciais significam a arte da guerra... Jigoro Kano teve a ideia pela primeira vez de que as pessoas não estavam apenas em guerra contra outra pessoa a menos que você realmente esteja no campo de batalha e você está indo para a guerra pelo seu país como muitos dos fuzileiros navais fazem.

A realidade é que não entramos em guerra contra outras pessoas. Não estamos aprendendo artes marciais para entrar em guerra com nosso parceiro de treino nos tatames. Não estamos nos enfrentando.

Vamos para a guerra contra quem? Vamos para a guerra contra nós mesmos.

Todos os dias que pisamos nesses tatames, colocamos esses kimonos e amarramos nossas faixas, temos que abraçar nosso melhor e fazer o nosso melhor porque decidimos dedicar 1 hora ou 2 horas desse dia para ir à guerra contra nós mesmos.

Nosso parceiro de treino é uma ferramenta que vai nos apresentar tantos obstáculos e dilemas diferentes. Alguns deles são físicos, outros são técnicos. Alguns deles são emocionais.

Temos que nos colocar em uma posição para superá-los. Então vamos entrar em guerra contra nós mesmos.

Jigoro Kano percebeu isso e criou um sistema educacional em torno dele. Ele usou Jiu-Jitsu para pessoas melhores. Então, pela primeira vez na história alguém disse: "Não vou treinar pessoas para ir em guerra. Realmente, eu vou usar isso para ajudar as pessoas a se tornarem melhorar as pessoas. Qualquer pessoa em uma sociedade civilizada.

O ponto que estou tentando chegar aqui é que o Jiu-Jitsu não é a arte da guerra contra outras pessoas. Jiu-Jitsu é a arte da guerra contra nós mesmos. Contra nossas fraquezas, contra nossos vícios. Todos os dias que viemos aqui temos que melhorar para uma versão melhor de nós mesmos.".

Por que você treina Jiu-Jitsu?