No momento deste post, sua escola GB está provavelmente fechada e você está em quarentena. Além de tentar manter seu corpo ativo e músculos funcionando, também devemos fazer um esforço para manter nossas atitudes positivas.
É fácil ter uma atitude mental positiva quando tudo na vida está indo bem. Nossa determinação é testada quando a vida não está indo tão bem. Nessas horas, precisamos refletir sobre a manutenção de uma atitude positiva e a tradição do Jiu-Jitsu tem alguns preceitos de como pensar e viver da melhor maneira.
Alguns de vocês podem se lembrar de ter lido este importante pedaço de filosofia do Grão-Mestre Carlos Gracie Sr.
Grão Mestre Carlos Gracie Sr. – 12 Mandamentos
ㅤ
1 – Ser tão forte que nada possa perturbar a paz da tua mente.
2 – Falar a todos da felicidade, saúde e prosperidade.
3 – Dar a todos os teus amigos a sensação de que têm valor.
4 – Olhar as coisas pelo seu lado luminoso e renovar teu otimismo em realidade.
5 – Pensar somente no melhor, trabalhar unicamente pelo melhor e esperar sempre o melhor.
6 – Ser tão justo e tão entusiasta com respeito ao êxito dos outros como és com o teu próprio.
7 – Esquecer os erros do passado e concentrar tuas energias nas conquistas do futuro.
8 – Manter sempre o semelhante alegre e ter um sorriso para todos os que a ti se dirijam.
9 – Empregar o maior tempo no aperfeiçoamento de ti mesmo, e nenhum tempo em criticar os outros.
10 – Ser grande demais para sentir desassossego, nobre demais para sentir cólera, forte demais para sentir terror e feliz demais para sentir contrariedades.
11 – Ter boa opinião sobre ti mesmo e proclamá-la perante o mundo, mas não com palavras altissonantes e sim com boas obras.
12 – Ter a firme convicção de que o mundo estará ao teu lado, enquanto te mantiveres fiel ao que há de melhor em ti.
ㅤ
Como podemos, como alunos da Gracie Barra, colocar nossa atitude positiva em ação?
Aqui estão algumas maneiras que nós, como alunos da GB, podemos espalhar uma atitude positiva.
ㅤ
1. Seja o primeiro a dizer “Olá”. Você se lembra como ficou apreensivo em suas primeiras aulas de Jiu-Jitsu? Você não sabia o que esperar. A escola estava cheia de pessoas que pareciam se conhecer e você se sentia como um estranho.
Como um aluno experiente em sua escola GB, faça o esforço para ser a primeira pessoa a ir até um novo aluno e dizer olá e perguntar-lhes como tudo está indo em seu treinamento. Este simples quebra-gelo pode aliviar muito do nervosismo de novos alunos.
Uma história da minha própria experiência sobre ser amigável com novos alunos. Recebi uma mensagem de um aluno dizendo que há vários anos eles tinham treinado na nossa escola Gracie Barra. Eu encontro muitas caras novas e me senti um pouco decepcionado por não me lembrar daquele encontro específico. O aluno (agora um instrutor) disse "Eu só treinei naquela escola pouco tempo, mas eu me lembro como você foi legal comigo. Eu realmente gostei. Vamos criar mais desse sentimento dentro da nossa escola GB, sendo aberto e positivo com novos alunos.
2. Perceba alguém fazendo algo CERTO! Quando os alunos de Jiu-Jitsu estão aprendendo novas posições, pode ser um desafio entender e aplicar todos os detalhes e a mecânica correta das técnicas. A maioria das correções necessárias será na forma de "Oh, sua pegada está errada" ou "Você não está realizando o movimento como o instrutor ensinou". Isso é um monte de feedback negativo às vezes.
Como estudantes seniores, parceiros de treinamento úteis, precisamos equilibrar o "oh, você está fazendo isso ou aquilo errado" com feedback positivo.
Uma boa maneira de ser mais positivo é "percebê-los” fazendo um movimento corretamente e apontando como eles têm uma boa raspagem ou fuga.
3. Ajude de pequenas formas fora de sua Escola. Ao administrar uma Escola limpa e segura que todos gostam de frequentar várias vezes na semana, existem centenas de tarefas menores que são necessárias. Assumir a sua Escola é algo que todos nós podemos fazer e contribuir de maneiras pequenas, mas significativas para a atitude positiva geral em nossa escola GB.
Pegue garrafas de água vazias deixadas no tatame após a aula. Guarde aquela camiseta esquecida no vestiário na caixa de achados e perdidos. Pergunte se um dos alunos precisa de uma carona para casa depois da aula. Poste uma foto em suas redes sociais marcando sua escola e expressando o quanto você gosta da aula. Esses pequenos atos constroem uma atmosfera positiva em sua escola.
4. Não fale coisas negativas sobre outras escolas. Sim, eu sei que algumas das principais personalidades em esportes de combate geram muita atenção por falarem besteira. Deixe essa conversa negativa com esses auto-promotores profissionais. A maioria de nós já testemunhou a política negativa do Jiu-Jitsu em algum momento entre escolas rivais de Jiu-Jitsu. Alguém disse ou postou algo negativo sobre outra escola... eles leram sobre isso e responderam com algumas palavras negativas e assim foi... e ressentimentos foram criados.
Atenha-se a postagens positivas nas redes sociais. Não faça discursos aleatórios dizendo coisas negativas sobre outras escolas de Jiu-Jitsu próximo de outros alunos. Recuse-se a participar. Seja o exemplo positivo como o Grão-Mestre Carlos Gracie Sr diz :"Empregar o maior tempo no aperfeiçoamento de ti mesmo, e nenhum tempo em criticar os outros."