

Tanto instinto quanto consciência vai ajudá-lo a crescer como um lutador de BJJ
Jiu-Jitsu é para todas as pessoas de qualquer idade e peso que sonham em aprender a defender-se sem se machucar ou machucar alguém.
Sua prática envolve dois aspectos: instinto e consciência. Ambos são importantes para o avanço do lutador que debate esses pontos em sua mente.
Em uma palestra recente, o mestre Carlos Gracie Jr. falou sobre o assunto.
"Muitas pessoas conhecem muito sobre Jiu-Jitsu, mas têm muito pouco instinto para a luta. Nesses casos, o conhecimento substitui o instinto. Por outro lado, uma pessoa com muito pouco conhecimento da luta tem muito instinto. O instinto por si só é suficiente para salvá-lo, protegendo de situações prejudiciais, de submissão e permitindo que a pessoa seja um bom lutador(a)", explica o Faixa Vermelha e Branca Carlinhos Gracie.
"Já vi muitas vezes um lutador sair de uma posição por puro instinto, mas não ser capaz de explicar a posição, por não ter consciência do que está fazendo. Se essa pessoa um dia se tornar instrutor, não será capaz de explicar a posição. Durante o treinamento muitas vezes eu pedi a Faixas Pretas para explicarem a posição e eles sempre me imploraram para não fazê-lo. Eles estavam aterrorizados", lembrou o fundador da Gracie Barra.
Carlinhos menciona que agora na Gracie Barra, temos muitos Faixas Pretas que estão treinando com iniciantes, como uma atualização dos fundamentos, para ensinar melhor, eliminar maus hábitos e lembrar o básico que foi esquecido.
"O jogo de um atleta bem treinado só funciona no início. Quando cansado ou mais velho, seu Jiu-Jitsu diminui bruscamente", disse Mestre Carlinhos. "A técnica, o conhecimento e a conscientização nos permitem ficar mais calmos em uma posição ruim. Uma posição ruim drena muita energia e você tem que sair bem no momento exato em que seu adversário comete um erro."
"Eu sempre fui fã do básico. Depois de ter uma boa base sólida de Jiu-Jitsu, o resto vem por instinto. Você cria, inventa. O resto é fácil. A parte difícil é o começo", concluiu Carlinhos.
obs: Tenha sempre em mente que sempre que o Mestre Carlinhos fala a respeito do Jiu-Jitsu básico, ele está falando dos fundamentos do Jiu-Jitsu que foi estudado e elaborado por ele e seus faixas pretas e que hoje é chamado de Programa GB1. Você pode conferir a respeito do Programa Online clicando aqui.
Wouldn't it be a good idea to create a course?