Uma das coisas mais legais sobre a arte e o esporte do Jiu-Jitsu é a oportunidade de entrar no tatame com competidores de elite e Instrutores de alto nível o que não é acessível aos participantes da maioria dos outros esportes.
É difícil imaginar ter a chance de arremessar para cestas de 3 pontos com Stephen Curry ou fazer o treinador de golfe do Tiger Woods analisar e dar algumas dicas sobre a sua tacada. Essas oportunidades estão simplesmente fora de alcance para o fã de basquete ou aficionado por golfe.
Não é assim com o Jiu-Jitsu. Se você mora perto de uma grande cidade, todos os anos haverá a oportunidade de participar de um seminário com um Campeão Mundial de alto nível ou um Mestre de Jiu-Jitsu com décadas de experiência e uma verdadeira enciclopédia de conhecimento de Jiu-Jitsu. Pelo valor da inscrição você pode passar horas aprendendo com os melhores do Jiu-Jitsu.
Alguns alunos de Jiu-Jitsu vão reclamar sobre a taxa de inscrição do seminário "O seminário é o mesmo preço que eu pago por 1 mês de aulas de Jiu-Jitsu na minha Escola Gracie Barra!" Eles não vêem o valor em pagar por um seminário extra. Outros alunos reclamam "Um seminário é apenas uma oportunidade de foto. Você não recebe muita atenção dos Instrutores.” Discordo de ambas as acusações.
Com relação a não aprender muito e apenas tirar foto para suas mídias sociais (o que é legal também!), minha própria experiência tem sido que os Instrutores em seminários estão muito ansiosos para compartilhar seus conhecimentos e incentivá-lo a fazer perguntas. Muitos alunos são tímidos em fazer perguntas, mas não precisam ser. Faça perguntas! Eu nunca participei de um seminário com um Instrutor de elite onde eu não experimentei um momento de luz dizendo para mim mesmo "Uau! Eu nunca mais vou fazer essa técnica do jeito antigo!” Quão valioso é para o seu Jiu-Jitsu realmente elevar algumas de suas melhores posições e técnicas? Você manterá essa informação em seu banco de Jiu-Jitsu por muito mais tempo que o modesto preço do seminário será esquecido.
Além das dicas que você pode conseguir para ajudar seu próprio jogo pessoal de Jiu-Jitsu, há algo ainda mais valioso em passar tempo na presença desses artistas de Jiu-Jitsu de nível mundial.
Temos que experimentar excelência.
Vemos a atitude, a mentalidade, a paixão pelo Jiu-Jitsu, o compromisso de ser o melhor exemplo encarnado por esses praticantes de Jiu-Jitsu de alto nível. Estar exposto a essas pessoas nos dá uma visão maior do que é possível em nosso próprio Jiu-Jitsu e também na vida. Testemunhamos o padrão mais alto e podemos estabelecer novas metas de Jiu-Jitsu com base nessa expectativa maior.
Além disso, ver a precisão técnica, a suavidade da técnica, o incrível movimento de um competidor de nível mundial pode fornecer uma explosão de motivação para treinarmos mais. Assistir a um atleta de nível mundial rolar vai elevar o nível para o que você está trabalhando em seu Jiu-Jitsu.
Além do Jiu-Jitsu, é uma experiência gratificante passar um tempo com os melhores do mundo no que amamos fazer. Gosta de tocar guitarra? Tente ter uma lição com um dos melhores guitarristas do mundo. Vá vê-los se apresentarem ao vivo para obter a experiência de verdadeiro alto desempenho. Você vai sair da experiência enriquecida depois.
Um dos valores fundamentais da Gracie Barra é desenvolver a nós mesmos e nossa excelência pessoal através do Jiu-Jitsu.
Da próxima vez que você tiver a oportunidade de participar de um seminário de alto nível, veja como uma oportunidade de vivenciar a excelência, não só no Jiu-Jitsu, mas que também pode ser aplicada em outras áreas de nossas vidas.
Veja também na GB Online: Carlos Gracie Jr: Lições de Vida
https://online.graciebarra.com.br/course?courseid=life-lessons