O caminho para a faixa preta é longo. Leva vários anos, e a maioria das pessoas que começam o jiu-jitsu honestamente nunca chegará à faixa preta. Isso não é pessimismo, mas uma realidade estatística. As pessoas começam o jiu-jitsu por algumas razões e o deixa por outras. Todo mundo vai experimentar percalços ao longo do caminho que vai retardar ou parar completamente a sua carreira no jiu-jitsu. Isto pode ser devido a lesões, mudança de opinião, ou uma mudança nas prioridades da vida.
Pergunte a qualquer mais graduado e eu aposto que eles viram muitas pessoas que vieram para o jiu-jitsu e se foram. Conforme você vai graduando, você verá muitos desistirem. Eu sinto que a motivação é um fator importante. As pessoas simplesmente perdem essa motivação para treinar por inúmeras razões. Aqui estão algumas maneiras de se manter motivado, e conseguir o que você quer do jiu-jitsu.
1. Definir metas... Realistas
Algumas pessoas começam o jiu-jitsu com ideias grandiosas. Eles acreditam que é fácil, e eles podem obter uma faixa preta em três anos. É importante definir metas para si mesmo, mas defini-las realisticamente. Por exemplo, se você é um faixa branca que está apenas começando, não se preocupe tanto sobre chegar na faixa preta.
VAI ACONTECER QUANDO TIVER QUE ACONTECER. Concentre-se em tentar dominar as técnicas fundamentais.
2. Não há problema em "dar um tempo"
Eu amo o jiu-jitsu. Eu também sei que se você ama alguma coisa, você vai sentir falta quando ela se for. "Dar um tempo" no jiu-jitsu, mesmo por alguns dias, vai ajudar a lembrá-lo disso. É também uma boa maneira de evitar o desgaste.
3. Desafiar a si mesmo constantemente
Algo facilmente alcançado não proporciona a mesma satisfação que algo difícil. É importante desafiar a si mesmo em cada aula de jiu-jitsu. Isso pode significar limitar o uso de técnicas apenas para aqueles com quem você se sente desconfortável rolando, um adversário maior, ou talvez rolando sem usar pegadas (sem as mãos). Isso ajudará a afiar o seu jogo no jiu-jitsu de maneira geral e refiná-lo ao longo do tempo.
4. Cerque-se com indivíduos com a mesma mentalidade
Dizem que o ferro afia o ferro. Ter bons parceiros de treino que podem empurrá-lo para o próximo nível é importante. Além disso, bons parceiros de treino irão mantê-lo motivado e querendo voltar. Considere evitar indivíduos com personalidades tóxicas.
5. Enfrentar seus medos
O medo é um obstáculo. O medo de bater, medo de perder, medo de falhar, medo da responsabilidade, medo da concorrência. Não há problema em ter medo. O medo é apenas uma emoção, e as emoções são o que nos tornam humanos. Enfrentar seus medos no jiu-jitsu é o primeiro passo para conquistá-los. Uma vez que você os enfrenta, esses medos nunca vão impedi-lo novamente, tornando-o uma pessoa mais forte.
Nem todo mundo que começa o jiu-jitsu está destinado a se tornar um faixa preta. Alguns vão chegar lá, outros não. Outros vão se afastar do jiu-jitsu levando com eles o que eles sempre quiseram do esporte e não há nada de errado com isso. Jiu-jitsu é um dom e as pessoas podem aprender com ele o que eles precisam. Independentemente do que você escolher fazer, permanecer motivado é muito importante em todos os aspectos da vida. É o que nos mantém avançando em vez de olhar constantemente para o passado.