Alguns praticantes gostam de fazer guarda fechada, e outros preferem se concentrar no jogo de passagem. Como resultado dessas preferências, muitos alunos começam a desenvolver um estilo que se concentra em um aspecto do Jiu-Jitsu mais do que em outro. Durante sua carreira de Jiu-Jitsu, você pode se encontrar especializando-se em uma posição e / ou conjunto de técnicas. É perfeitamente normal, e também é normal que seu estilo mude. Ele se tornará mais refinado quanto mais tempo você passar estudando Jiu-Jitsu.
Aqui estão cinco dicas para ajudar aqueles que ainda estão em busca de seu estilo no Jiu-Jitsu.
#1 Experimentar Novas Técnicas
Você nunca saberá que estilo funciona melhor para você se você nunca tentar novas técnicas. É comum descobrir que uma nova guarda, ou nova técnica aprendida funcione melhor que seu antigo jogo. Há muito para aprender no Jiu-Jitsu e terá muito o que tentar. É importante nunca parar de aprender, não só no Jiu-Jitsu, mas também na vida!
#2 Entender O Seu BioTipo
Certas técnicas funcionarão melhor para os outros. Isso pode ser por vários motivos, mas os diferentes biotipos desempenham um fator importante. Por exemplo, a guarda-aranha tende a funcionar bem com pessoas com pernas mais longas. Conhecer o seu biotipo pode ajudar a selecionar qual conjunto de técnicas pode funcionar melhor para você.
#3 Drill
Os drills são bons para o seu Jiu-Jitsu em geral. Eles também ajudarão a perceber quais técnicas vêm mais natural do que outras. Eles podem ajudar a treinar sua memória muscular, mas também mostrar partes do seu próprio Jiu-Jitsu que não fluem, bem como outros. Isto irá ajudá-lo a descobrir quais técnicas podem funcionar melhor quando você tenta fluir.
#4 Role Com Pessoas Diferentes
Um estilo pode funcionar bem em algumas pessoas, mas não em outras. Não parece haver nenhum estilo universalmente perfeito de Jiu-Jitsu. É importante desafiar-se com novos parceiros de treino de tempos em tempos. Os mesmos parceiros de treino podem se acostumar com seu estilo. Mudar de parceiros de treino vai ajudar a desenvolver o seu jogo, vendo o que funciona e o que não funciona em pessoas não familiarizadas com o seu jogo de Jiu-Jitsu.
#5 Seja Criativo
O Jiu-Jitsu tem uma quantidade abundante de técnicas. Também está em constante evolução. As inúmeras técnicas permitem que as pessoas sejam mais criativas com seu estilo. É importante deixar sua criatividade fluir ao rolar. Não deixe que um estilo defina o seu jogo. Experimente e divirta-se!
Você tem um estilo de Jiu-Jitsu ou prefere improvisar?